Estágio de Pesquisa em Portugal - 2018

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO DE PESQUISA EM PORTUGAL 2018

CINCO AUXÍLIOS DE PESQUISA PARA ALUNOS DE PÓS GRADUAÇÃO

MESTRADO E DOUTORADO

700€/MÊS (MÁXIMO DE DOIS MESES)

A Cátedra Jaime Cortesão, criada em 1991 na Universidade de São Paulo, tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas no campo da história e cultura de Portugal e do mundo de língua portuguesa. Com o patrocínio do Camões: Instituto da Cooperação e da Língua, selecionará 04 (quatro) alunos de Pós-Graduação da USP, e 1 (um) aluno de Pós-Graduação de outras Universidades, interessados em auxílios com duração máxima de dois meses, para a realização de pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação em Portugal, no segundo semestre de 2018. O auxílio de 700,00 euros/mês destina-se ao apoio à permanência em Portugal. As despesas com passagem aérea, seguro saúde e passaporte são de responsabilidade dos candidatos. Os candidatos devem estar inscritos em programas de pós-graduação na Universidade de São Paulo-USP ou em outras Universidades (em nível de mestrado ou doutorado). O processo seletivo acontecerá em duas fases. As inscrições, para a primeira etapa, ocorrerão através do site www.cjc.fflch.usp.br do dia 16 de maio a 8 de junho de 2018. Com base na análise da documentação enviada, no dia 15 de junho de 2018, serão divulgados os selecionados na primeira fase, que serão convocados para entrevista. As datas das entrevistas serão definidas após o resultado da primeira etapa.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

1.     Inscrição através do site www.cjc.fflch.usp.br;

2.     Projeto de pesquisa original do mestrado ou doutorado;

3.     Plano de trabalho em Portugal (descrevendo as atividades a serem realizadas: como entrevistas, pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação), com definição do período desejado para a viagem

4.     Carta de ciência do orientador no Brasil;

5.     Carta-Convite de um pesquisador em Portugal;

6.     Duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil, diferentes do orientador;

7.     Histórico escolar de pós-graduação;

8.     Histórico escolar da graduação;

9.     Currículo Lattes.

VALOR DO AUXÍLIO:

700,00€ (euros) / mês

DURAÇÃO:

Um ou dois meses, de acordo com o interesse e o plano de trabalho do candidato.

Para liberação dos recursos do auxílio, os candidatos contemplados deverão, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de início das atividades de pesquisa em Portugal, apresentar e-ticket de passagem aérea, na qual o destino final seja Portugal em nome do candidato com data de embarque, e cópia de passaporte válido.

O pagamento do apoio à permanência será feito por meio de depósito em conta corrente de titularidade do aluno selecionado, no prazo de até 7 dias úteis antes da data do embarque.

No prazo de até 30 dias após o retorno, o beneficiário deverá entregar um comprovante de pagamento de estadia e um relatório sucinto de atividades de pesquisa realizadas em território português. Fica, desde já, esclarecido que caso o aluno não embarque, não efetue a pesquisa ou não apresente o relatório de atividades de pesquisa, o mesmo deverá ressarcir os valores de apoio à permanência por ele recebidos, no prazo de até 5 dias úteis, a contar da solicitação para que o faça.

Prazo de inscrição no processo seletivo

16 de maio a 8 de junho de 2018

Primeira Fase: Análise das Propostas

9 a 14 de junho de 2018

Divulgação do resultado da primeira fase

a partir de 19 de junho de 2018 (nova data, devido à paralisação na USP)

Segunda Fase: Entrevistas presenciais com os aprovados na primeira fase

25 a 29 de junho de 2018

Divulgação do resultado final -  <<AQUI>>

02 de julho de 2018

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: OS AUXÍLIOS DEVERÃO TER INÍCIO AINDA EM 2018.