Próximos

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO AÇÚCAR: PAISAGENS, PATRIMÔNIOS E IDENTIDADES AÇUCAREIRAS

Para maiores informações, programação e inscrições, acesse:

O VII Congresso Internacional de História do Açúcar, a realizar-se entre os dias 22 e 25 de junho de 2021, propõe dentro dos problemas atuais de grande relevância, discutir PAISAGENS, PATRIMÔNIOS E IDENTIDADES AÇUCAREIRAS. A preservação da memória e a manutenção do patrimônio (enquanto espelho de seu tempo) são hoje, para o historiador, uma prescrição acadêmica. Utilizado para construir identidades; conferir status a determinada posição intelectual; incentivar a utilização de repertórios; enfim, reforçar a resistência de grupos, o patrimônio tornou-se um instrumento poderoso de expressão cultural. Tal premissa é essencial nas discussões propostas neste encontro, que articula, na perspectiva da História do Açúcar, paisagens, patrimônios e identidades, para mapear dimensões plurais que o universo açucareiro traduz. O aprofundamento da consciência crítica sobre as interfaces desse tripé possibilitará a percepção, simultaneamente global e local, das questões, discutindo os espaços de plantio, de fabrico, as dinâmicas mercantis e as diferentes “civilizações do açúcar” na qualificação desses marcos de  identidade.

​​​​​​​https://historiaibericamoderna.wordpress.com/

O Grupo de Estudos em História Ibérica Moderna da Universidade de São Paulo comunica que, entre os dias 13 e 16 de abril, acontecerá o evento “I Colóquio Internacional Cultura Política e Artes de Governar no Mundo Ibérico. Séculos XVI-XVIII”, organizado pela professora Ana Paula Torres Megiani e os integrantes do GEHIM – USP.

Trata-se de um encontro acadêmico entre pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis para promover e debater pesquisas atuais relacionadas aos temas da cultura política e circulação de ideias e textos no mundo ibérico entre os séculos XVI-XVIII. O evento é aberto e as sessões de conferências e mesas-redondas serão transmitidas ao vivo pelo Canal do Youtube Cátedra Jaime Cortesão

Realizados

Jornadas de Estudos Luso-Brasileiros

..................................................................................

Seminário Online

Produzir, acumular e transmitir conhecimento no Império Português: práticas e objetos séculos XVI ao XIX

São Paulo

Cátedra Jaime Cortesão | Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica

4 e 5 de fevereiro de 2021

Inscrições:

O evento será transmitido através do Youtube da Cátedra Jaime Cortesão.

PRODUZIR, ACUMULAR E TRANSMITIR CONHECIMENTO NO IMPÉRIO PORTUGUÊS

Jornadas de Estudos Luso-Brasileiros

Entre os meses de novembro e dezembro de 2020, terão início as Jornadas de Estudos Luso-Brasileiros para discutir temas de História de Portugal em diversas temporalidades, no âmbito do projeto Cátedra Digital.

Trata-se de encontros acadêmicos entre pesquisadores da Cátedra Jaime Cortesão e de outros centros de referência no Brasil e em Portugal, para expor e debater investigações em curso. As sessões ocorrerão ao vivo, no canal da Cátedra Jaime Cortesão no Youtube

A partir de janeiro de 2021, serão realizadas sessões mensais de discussão e integração de pesquisadores e grupos de pesquisa.

A transmissão das sessões será aberta para todos, através da página da Cátedra Jaime Cortesão no Youtube:

Acesse aqui o Youtube da Cátedra Jaime Cortesão

Aqueles que desejarem certificado como ouvintes, devem se inscrever previamente através do link:

Formulário de Inscrição

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Vera Lucia Amaral Ferlini

Prof. Dr. Luís Otávio Pagano Tasso

Profa. Dra. Natalia Tammone

jornadas

Fevereiro / 2020

Atlas dos viajantes no Brasil.

Dezembro / 2019

Jornada Portugal 1300

Novembro / 2019

Bahia Colonial

Setembro / 2019

Portugueses em busca de Novos Mundos: a epopeia de Fernão de Magalhães

Mais informações em <cjc.fflch.usp.br/fm>

Agosto / 2019

Joaquim Romero Magalhães: história e afinidades

Mais informações em <cjc.fflch.usp.br/jrm>

Julho / 2019

Introdução a métodos e técnicas de preservação e conservação de acervos em suporte papel

(De 29 a 31 de julho de 2019)

Papeis

Ministrante: Prof. Dra. Tathianni Cristini da Silva

Objetivos: O Curso de Introdução aos métodos e técnicas de preservação e conservação de acervos em suporte papel tem por objetivo desenvolver competências relativas à avaliação e pequenas interferências no estado de conservação de acervos em papel para que os alunos possam atuar em ações corretivas e/ou preventivas junto a seus acervos.

Junho / 2019

III Simpósio Império e Colonização

O grupo de pesquisa da Cátedra Jaime Cortesão "Antigo Sistema Colonial: estrutura e dinâmicas" promoverá a terceira edição do Simpósio Império e Colonização, no qual se pretende discutir as noções de Império e de Antigo Sistema Colonial, tomando o vasto espaço das conquistas lusas e destacando a dinâmica específica das estruturas coloniais da América Portuguesa.

A terceira edição do simpósio, intitulado "Negociantes, companhias de comércio e instituições mercantis no período colonial", ocorrerá no Departamento de História (USP) entre 5 e 7 de junho de 2019 e tem como objetivo reunir todos aqueles que têm pesquisado o comércio colonial em suas várias modalidades. O encontro é aberto a todos os estudiosos das mais diversas perspectivas teóricas e busca conformar um espaço de debates e trocas de experiências.

Dezembro / 2018

A Cátedra Jaime Cortesão e os Grupos de Pesquisa Economia e Política dos Impérios Ibéricos, e Civilizações do Açúcar promovem o colóquio "Centralismo e Exploração no Império Português", a realizar-se nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no auditório da Cátedra.

Mais informações em <cjc.fflch.usp.br/coloquioibericos>

Colóquio Centralismo e Exploração no Império Português