Estágio de Pesquisa em Portugal - 2023

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO DE PESQUISA EM PORTUGAL 2023

TRÊS AUXÍLIOS DE PESQUISA PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

700€/MÊS (MÁXIMO DE DOIS MESES)

A Cátedra Jaime Cortesão, criada em 1991 na Universidade de São Paulo, tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas no campo da história e da cultura de Portugal e do mundo de língua portuguesa. Com o patrocínio do Camões: Instituto da Cooperação e da Língua, selecionará 03 (três) alunos de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo – Grande Área Humanas, interessados em auxílios com duração máxima de dois meses, para a realização de pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação em Portugal, para o ano 2024. O auxílio de 700,00 euros/mês destina-se ao custeio da permanência em Portugal (diárias). As despesas com passagem aérea, seguro saúde e passaporte são de responsabilidade dos candidatos. Os candidatos devem estar inscritos em programas de pós-graduação (em nível de mestrado ou doutorado) da USP. O processo seletivo acontecerá em duas fases: análise de documentação e entrevista. As inscrições, para a primeira etapa, ocorrerão através do site da Cátedra Jaime Cortesão, do dia 18 de outubro a 19 de novembro de 2023. Com base na análise da documentação enviada, a partir de 24 de novembro de 2023, serão divulgados os selecionados na primeira fase, que serão convocados para entrevista.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

1.     Prazo: 18 de outubro a 14 de novembro de 2023;

2.     Projeto de pesquisa original do mestrado ou doutorado;

3.     Plano de trabalho em Portugal (descrevendo as atividades a serem realizadas: como entrevistas, pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação), com definição do período desejado para a viagem e aceite do orientador;

4.     Carta de ciência do orientador no Brasil;

5.     Carta-Convite de um pesquisador em Portugal;

6.     Duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil (que não sejam o orientador);

7.     Histórico escolar da Pós-graduação;

8.     Currículo Lattes;

Os documentos devem ser enviados através do formulário de inscrição:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

VALOR DO AUXÍLIO:

700,00€ (euros) / mês

DURAÇÃO:

Um ou dois meses, de acordo com o interesse e o plano de trabalho do candidato.

Para liberação dos recursos do auxílio, os candidatos contemplados deverão apresentar e-ticket de passagem aérea, na qual o destino final seja Portugal em nome do bolsista, com data de embarque e cópia de passaporte válido, até dia 06 de dezembro, para viagens, ainda em dezembro de 2023, ou após o dia 6 de janeiro, para viagens posteriores ao dia 13 de janeiro de 2024.

O pagamento do apoio à permanência será feito por meio de depósito em conta corrente, em reais, de titularidade do aluno selecionado.

No prazo de até 30 dias após o retorno, o beneficiário deverá entregar um comprovante de pagamento de estadia e um relatório sucinto de atividades de pesquisa realizadas em território português. Fica, desde já, esclarecido que caso o aluno não embarque, não efetue a pesquisa ou não apresente o relatório de atividades de pesquisa, o mesmo deverá ressarcir os valores de apoio à permanência por ele recebidos, no prazo de até 5 dias úteis, a contar da solicitação para que o faça.

Prazo de inscrição no processo seletivo

18 de outubro a 19 de novembro de 2023

Primeira Fase: Análise das Propostas

20 a 24 de novembro de 2023