Estágio de Pesquisa em Portugal - 2022

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO DE PESQUISA EM PORTUGAL 2022

TRÊS AUXÍLIOS DE PESQUISA PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 700€/MÊS (MÁXIMO DE DOIS MESES)

A Cátedra Jaime Cortesão, criada em 1991 na Universidade de São Paulo, tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas no campo da história e da cultura de Portugal e do mundo de língua portuguesa. Com o patrocínio do Camões: Instituto da Cooperação e da Língua, selecionará 03 (três) alunos de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo – Grande Área Humanas, interessados em auxílios com duração máxima de dois meses, para a realização de pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação em Portugal, até o final do primeiro semestre de 2023. O auxílio de 700,00 euros/mês destina-se ao custeio da permanência em Portugal (diárias). As despesas com passagem aérea, seguro saúde e passaporte são de responsabilidade dos candidatos. Os candidatos devem estar inscritos em programas de pós-graduação (em nível de mestrado ou doutorado) da USP. O processo seletivo acontecerá em duas fases. As inscrições, para a primeira etapa, ocorrerão através do site da Cátedra Jaime Cortesão, do dia 17 de outubro a 16 de novembro de 2022. Com base na análise da documentação enviada, a partir de 18 de novembro de 2022, serão divulgados os selecionados na primeira fase, que serão convocados para entrevista.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

1.     Prazo: 17 de outubro a 16 de novembro de 2022;

2.     Projeto de pesquisa original do mestrado ou doutorado;

3.    Plano de trabalho em Portugal (descrevendo as atividades a serem realizadas: como entrevistas, pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação), com definição do período desejado para a viagem e aceite do orientador;

4.     Carta de ciência do orientador no Brasil;

5.     Carta-Convite de um pesquisador em Portugal (timbrada e assinada);

6.     Duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil (que não sejam o orientador);

7.     Histórico escolar da Pós-graduação;

8.     Currículo Lattes.

VALOR DO AUXÍLIO:

700,00€ (euros) / mês

DURAÇÃO:

Um ou dois meses, de acordo com o interesse e o plano de trabalho do candidato.

Para liberação dos recursos do auxílio, os candidatos contemplados deverão apresentar e-ticket de passagem aérea, na qual o destino final seja Portugal em nome do bolsista, com data de embarque e cópia de passaporte válido, até dia 06 de dezembro - para viagens, ainda em dezembro- ou após o dia 6 de janeiro, para viagens posteriores ao dia 13 de janeiro de 2023.

O pagamento do apoio à permanência será feito por meio de depósito em conta corrente, em reais, de titularidade do aluno selecionado, 07 (sete) dias úteis após a entrega da documentação.

No prazo de até 30 dias após o retorno, o beneficiário deverá entregar um comprovante de pagamento de estadia e um relatório sucinto de atividades de pesquisa realizadas em território português. Fica, desde já, esclarecido que caso o aluno não embarque, não efetue a pesquisa ou não apresente o relatório de atividades de pesquisa, o mesmo deverá ressarcir os valores de apoio à permanência por ele recebidos, no prazo de até 5 dias úteis, a contar da solicitação para que o faça.

Prazo de inscrição no processo seletivo

17 de outubro a 16 de novembro de 2022

Primeira Fase: Análise das Propostas

17 e 18 de novembro de 2022

Divulgação do resultado da primeira fase

18 de novembro de 2022

Segunda Fase: Entrevistas com os aprovados na primeira fase

22 a 24 de novembro de 2022

Divulgação do resultado final

A partir de 28 de novembro de 2022

Candidatos Aprovados para entrevista

Segue a lista dos candidatos aprovados para entrevista com os respectivos horários.

Candidato:

Data:

Horário:

Alec Ichiro Ito

9:30

André Filippe de Mello e Paiva

9:45

Gilmara Cruz de Araújo

10:00

José Luciano Pereira Neto

10:15

Marina Gialluca Domene

10:30

Mário Francisco Simões Júnior

10:45

As entrevistas serão realizadas pela plataforma Meet. As instruções de acesso serão enviadas aos participantes no e-mail cadastrado no ato da inscrição.

RESULTADO PROCESSO SELETIVO

Tendo em vista a avaliação dos inscritos e respectivos períodos pretendidos, foram selecionados:

Alec Ichiro Ito

André Filippe de Mello e Paiva

José Luciano Pereira Neto

Marina Gialluca Domene

Mário Francisco Simões Júnior

*As instruções para a concessão dos auxílios serão enviadas por e-mail.